Sanepar encerra captação de água na Pedreira Orleans, em Campo Magro
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) encerrou a captação de água da Pedreira Orleans, em Campo Magro, na região metropolitana da capital, no último fim de semana. Desde o início da operação, em julho, o volume de água retirado foi de 1.900.000 m3 e agora restam apenas oito metros de profundidade no local.
Conforme a Sanepar, a operação foi fundamental para o abastecimento de água durante o rodízio e permitiu a reposição de 150 litros por segundo na Barragem do Passaúna. Neste período, a água foi escoada no leito do rio e levou por um trecho de sete quilômetros, até o reservatório.
A captação de água na pedreira fez parte das ações complementares, em busca de novas fontes, para abastecer a Grande Curitiba durante a crise hídrica que atinge todo o Paraná.
“Estas ações já incorporaram ao Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC) mais de quatro bilhões de litros de água”, explicou o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Júlio Gonchorosky.
Nos próximos meses a empresa inicia a captação na Barragem do Rio Verde, que pertence à Repar/Petrobras. A previsão é captar 200 litros de água por segundo que será levada à Barragem do Passaúna.