Motoristas suspendem greve do transporte coletivo de Maringá por oito dias
Durante o sexto dia da greve do transporte coletivo de Maringá, os motoristas da TCCC e Cidade Verde decidiram suspender a paralisação do transporte por oito dias. A medida vale até a próxima terça-feira (21) e mesmo com a suspensão da paralisação, o sindicato deixa claro que o estado de greve permanece.
O anúncio feito à categoria pelo Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) tem como base a expectativa na resposta do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre a possibilidade da Prefeitura de Maringá prestar algum tipo de aporte em socorro do transporte coletivo.
Além disso, o sindicato espera a decisão do Judiciário a respeito do dissídio coletivo, o que pode sair até sexta-feira (25). Como não houve acordo na audiência de conciliação, na última sexta-feira (18), caberá ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) a decisão sobre o dissídio.
Em nota, a assessoria do Sinttromar afirma que a decisão de suspender a greve também é em razão ao bom senso e, espera que tanto as empresas, TCCC e Cidade Verde, quanto a Prefeitura de Maringá também tenham bom senso e busque o diálogo.
O movimento poderá ser retomado após o período de oito dias, caso um acordo não seja possível. A categoria reivindica a reposição da inflação na data-base de 2,47% no acumulado de 12 meses, pelo INPC. A manutenção de direitos, como o vale-alimentação e o pagamento da participação nos lucros e/ou resultados (PLR) também é reivindicado pelos funcionários.