Tarifa de ônibus gratuita gera confusão em terminal de ônibus de Curitiba
A gratuidade da tarifa de ônibus no dia das eleições gerou confusão em um terminal de ônibus de Curitiba. Passageiros de linhas metropolitanas não queriam pagar a passagem, acabaram liberados para passar pela catraca e geraram revolta em quem já havia pago a tarifa.
Leia também:
- Recém-casada vota com vestido de noiva após festa: “Exerci minha cidadania linda e plena”
- Discussão entre torcedores termina em morte após derrota do Athletico
O caso ocorreu no terminal do Boqueirão. Assim como em todos os terminais de ônibus de Curitiba, as catracas estão liberadas neste domingo (30), já que a capital optou pela gratuidade da tarifa neste segundo turno das eleições, conforme sugerido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Num dia normal, o passageiro entraria pela catraca do terminal pagando a tarifa e teria direito a embarcar em qualquer ônibus da plataforma, seja em linhas que circulam só em Curitiba como em linhas metropolitanas, que vão para as cidades vizinhas.
No entanto, algumas cidades da região metropolitana não adotaram a tarifa gratuita e foi o que gerou a confusão. As linhas metropolitanas que são integradas com a capital continuaram parando nos terminais de ônibus de Curitiba, porém cobrando a tarifa de quem estava embarcando dentro do terminal.
Quem chegava, não queria pagar a tarifa. Depois de muito bate-boca, os funcionários da empresa liberaram a catraca, o que gerou revolta em quem já tinha pago a passagem. Conforme a repórter Mariane Schlindwein, da RICtv Curitiba, a confusão tem acontecido em quase todos os ônibus metropolitanos que estão parando no terminal do Boqueirão, que faz integração com São José dos Pinhais.
O que diz a Comec
A Coordenação da Região Metropolitana explicou a confusão. Mas não disse que providências está tomando para esclarecer o mal-entendido aos usuários. Veja a nota:
“A situação aconteceu porque essas linhas são da Coordenação da Região Metropolitana (COMEC). A gratuidade foi garantida apenas às linhas de Curitiba e SJP. Os ônibus da Comec não possuem gratuidade.”
A Prefeitura de Curitiba também foi procurada, mas ainda não respondeu o pedido de comentário.