Tradicional tapete de Corpus Christi volta a enfeitar as ruas de Cascavel
Tapete ocupará quase dois quilômetros da Avenida Brasil, por onde passará a procissão do Santíssimo Sacramento
O dia de Corpus Christi marca a retomada de uma antiga tradição da Igreja Católica em Cascavel. Após quase dez anos, a cidade terá novamente o “tapete de Corpus Christi” em toda a extensão da Avenida Brasil, por onde passará a procissão do Santíssimo Sacramento, nesta quinta-feira (30).
Para retomar a tradição, a Arquidiocese de Cascavel organizou um verdadeiro mutirão para confeccionar o tapete, que terá quase dois quilômetros de extensão. O trabalho foi dividido entre 65 equipes, cada uma se responsabilizando por trechos que variam 13 a 100 metros, de acordo com o tamanho da paróquia, pastoral ou movimento.
Assim, a Arquidiocese envolveu centenas de pessoas já nessa fase inicial da confecção do tapete. Além disso, espera que mais de mil voluntários se unam na finalização da decoração do percurso da procissão, trabalho que começará às 10h de quinta-feira.
Tapete terá doações para os desabrigados pelas enchentes do Rio Grande do Sul
Além de decorar a rua e transmitir ensinamentos católicos, este ano o tapete de Corpus Christi estimula a caridade. Nesse sentido, a Arquidiocese pede doações de alimentos, roupas e cobertores a todos que forem participar da procissão. Posteriormente, os donativos serão enviados aos desabrigados pelas enchentes que afetam o Rio Grande do Sul desde o início de maio.
De acordo com a Arquidiocese, as doações são um gesto concreto de de caridade, seguindo o tema de reflexão proposto para este ano, que é “Fraternidade e Amizade Social”.
Ao longo do trajeto da procissão estão previstas quatro paradas para contemplação do Santíssimo Sacramento exposto e também meditação dos temas propostos. Ao fim, em frente a Catedral, será realizada a benção solene para todos os fiéis participantes.
A Santa Missa acontece às 15h, em frente à Paróquia Santo Antônio, nas proximidades da Praça do Migrante. A Celebração será presidida pelo bispo administrador apostólico, Dom Paulo Antônio de Conto.
Qual o significado da solenidade de Corpus Christi
Segundo a Arquidiocese, a solenidade de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após a Quinta-feira Santa, ou seja, após a Instituição da Eucaristia. Este é um dia que deve ser vivido com profundidade, pois é voltado para a oração e contemplação.
Neste dia, os fiéis católicos celebram o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Essa data foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.
Durante a Festa de Corpus Christi as ruas são ornamentadas para que por ela se passe a procissão com o Santíssimo Sacramento. Essa procissão nos lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino em busca da Terra prometida. Antes o povo peregrino que caminhava no deserto era alimentado com o Maná. Hoje, graças a Instituição da Eucaristia, o povo é alimentado pelo próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui