Três é demais? Para alguns não! Saiba o que é trisal
Há quem prefira se relacionar apenas com uma pessoa – os adeptos a monogamia – pois três acabam sendo demais. No entanto, para outros o número é perfeito e, quem sabe, pode caber até mais. Os trisais impressionam, causam curiosidades e até estranheza.
Este formato de relacionamento é estabelecido por três pessoas que estão cientes sobre isso e que se relacionam de forma sexual e romântica entre si. No trisal não há traição entre os envolvidos.
Os trisais podem ter diferentes configurações, por exemplo: uma pessoa ‘central’ que se relaciona com outras duas, e elas não se envolvem entre si.
O que diz a Justiça sobre os trisais?
Conforme o advogado Marcelo Campelo, a justiça entende os relacionamentos poliafetivos como uma nova forma de se relacionar que as pessoas tem liberdade. O profissional relembra que na questão criminal poderia haver a questão da poligamia que não é mais considerada um crime.
Campelo afirma que casamento no formato ‘legal’ não seria aplicado aos relacionamentos poliafetivos. É considerado uma nova forma de família, mas não de casamento.
O profissional ainda informa que assim como para casais homoafetivos, os envolvidos no relacionamento poliafetivos também devem receber a pensão do INSS. Caso aconteça algo com um deles, os outros dois devem dividir o valor. Marcelo ressalta que a justiça analisa caso a caso.
“Isso está começando agora, ainda é muito novo. Os cartórios ainda não estão preparados para esses registros. Geralmente tem que ir para a justiça”, conta Marcelo.
Com relação aos filhos o advogado conta que está sendo usado a ‘escapatória’ do pai afetivo para os registros.
“A gente sempre teve essa vontade”
Em Londrina, no norte do Paraná, Douglas Queiroz e Maria Caroline já têm um relacionamento de uma década e, há três anos, conheceram uma terceira pessoa, a Klayse Marques, através de um aplicativo de encontros.
No ano passado os três conversaram com o RIC MAIS e contaram detalhes sobre a relação.Eles também tem uma conta no Instagram e divulgam os momentos a três.