Troca de talões de papel por crédito do EstaR digital vai até sexta-feira
Quem ainda tem aqueles tradicionais bloquinhos de papel do Estacionamento Regulamentado (EstaR) precisa ficar a atento. Depois de ser prorrogado em um mês, o prazo para a troca por créditos digitais se encerra nesta sexta-feira (10).
É possível trocar os bloquinhos de papel na sede da Urbanização de Curitiba (Urbs) na Rodoviária ou nas unidades das ruas da Cidadania do Carmo, Pinheirinho, Cajuru, Boa Vista, Fazendinha, Santa Felicidade, Tatuquara, Bairro Novo e Matriz.
Para evitar a aglomeração de pessoas e a contaminação pelo coronavírus, é preciso agendar o atendimento pelo site da Urbs (clique aqui para ir direto ao site da Urbs). O atendimento presencial é feito na sequência, das 11h às 17h. A troca é gratuita.
Troca de talões de papel por créditos do EstaR
Quando os talões ou folhas são entregues, o atendente insere os créditos no aplicativo que o usuário já deverá ter baixado para recebê-los em até 48 horas. Os créditos ficam disponíveis no aplicativo.
O EstaR Eletrônico, que automatiza a utilização de vagas regulamentadas na cidade e substituiu o modelo de papel pelo digital, entrou em vigor em 16 de março. Os cartões de papel deixaram de valer no dia 11 de maio.
O EstaR eletrônico tem sete aplicativos ativos: Meu EstaR, Faz Digital Curitiba, El Parking, Zul EstaR Digital, EstaR Digital Zazul, Transitabile e Estacionamento Digital. Eles podem ser baixados nas plataformas Android e iOS.
Além disso, são 160 pontos comerciais e de serviços habilitados também a vender créditos para quem não tem o celular disponível. São restaurantes, papelarias, farmácias, padarias e cafeterias, dentre outros. Este número deve crescer com a retomada do comércio, após a pandemia. A lista pode ser conferida no site da Urbs.
Curitiba conta com 12.088 vagas tarifadas de estacionamento. Nas ruas onde não há pontos comerciais, está prevista a instalação de totens para a venda de créditos.
Como funciona o novo EstaR Eletrônico
Para usar o EstaR Eletrônico, o motorista precisa comprar o crédito – por aplicativo de celular ou em pontos de venda físicos. O usuário se inscreve no aplicativo escolhido, coloca o número da placa, sua localização e o tempo de permanência e faz o pagamento.
O limite de permanência varia de uma a duas horas. Em todo o perímetro da área calma, a permanência máxima será de 1 hora.
Os créditos são fracionados de 15 em 15 minutos, o que é uma diferença grande do sistema em papel. A fração de 15 minutos de estacionamento custará R$ 0,75 e a hora cheia R$ 3. Caso tenha que mudar o carro de área, uma nova compra terá que ser feita. O aplicativo emitirá um aviso ao usuário quando o prazo estiver próximo de vencer.