Para participar, os candidatos devem ter realizado o Enem 2015 e obtido nota acima de zero na prova de redação

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 abre inscrições na próxima segunda-feira (11). Das sete universidades estaduais do Paraná, cinco estão inseridas no programa: Londrina (UEL), do Paraná (Unespar), do Norte do Paraná (Uenp), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro). Juntas, ofertam 4.833 vagas pelo Sisu 2016.

Para participar do Sisu 2016, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 e obtido nota acima de zero na prova de redação. O resultado das provas do Enem será divulgado nesta sexta-feira (8) no site enem.inep.gov.br .

Vagas

A Universidade Estadual de Londrina aderiu pela primeira vez ao Sisu 2016 como critério de seleção para ingresso na instituição. Das 3.090 vagas ofertadas para o vestibular 2016, 540 são para o Sisu. Confira quais cursos são disponibilizados clicando aqui.

A Unespar e a Unicentro aderiram ao Sisu em 2015 e, neste ano, mantêm 50% das vagas para o Sistema. Na Unespar são 1.700 vagas para o Sisu, em todos os seus sete campi (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória). Não há a opção do Sisu para os cursos que exigem prova ou Teste de Habilidade Específica, ofertados no câmpus Curitiba I e câmpus Curitiba II.

Na Unicentro, 1.095 vagas serão preenchidas por alunos participantes do Sisu. A outra metade para os aprovados nos concursos vestibulares (40%) e os participantes do Programa de Avaliação Continuada (10%).

Já a UENP oferta 270 vagas em todos os campi da instituição. Confira o quadro de vagas na Uenp clicando aqui.

Para o ano letivo de 2016, a Unioeste, a primeira entre as instituições estaduais a aderir o Sisu, manteve sua participação disponibilizando 1.228 vagas dos cursos de graduação para ingresso pelo Sisu. Isso representa metade do total de vagas abertas pela instituição.

Inscrições

As inscrições para o Sisu poderão ser feitas no período de 11 a 14 de janeiro no site www.sisu.mec.gov.br. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro.

Os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 de janeiro até as 23h59 do dia 29. O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição.

Sisu 2016

O processo seletivo do Sisu é gratuito e realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. Em 2016, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior na primeira edição.