Viva a República Federativa do Brasil!
Bom dia.
Ontem, foi o feriado comemorativo da Proclamação da República que é a forma de governo, na qual o Chefe do Estado é escolhido pelo povo. A República Federativa do Brasil foi proclamada em 15 de Novembro de 1889, exatamente, para pôr um fim ao regime anterior, O Regime Monárquico, no qual estávamos vinculados à corte portuguesa e tínhamos o Imperador D. Pedro II comandando o país.
Não estaríamos de todo errado, se disséssemos que foi o primeiro golpe militar que tivemos por aqui. Afinal, a República foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, líder do grupo de militares que destituiu e ordenou que o Imperador partisse para o exílio na Europa, com o próprio Marechal assumindo a presidência.
Claro que muita coisa aconteceu desde lá até os dias de hoje, para que democraticamente, nós, povo brasileiro, possamos ter liberdade e garantia do voto secreto para fazer a escolha dos nossos representantes no Estado que, obrigatoriamente, são filiados aos partidos políticos. No geral, os candidatos estão dentro de uma “escala” que parte da extrema esquerda à extrema direita, passando por várias formas de moderação e centrão.
Relembradas essas informações, podemos afirmar que independente de quem está no comando da Nação, somos os responsáveis por elegê-lo e a todos os deputados e senadores que são mais importantes que o próprio presidente, pois são eles que compõem o Legislativo na câmara e no senado, aprovam as leis e quando necessária a Constituição Federal e suas revisões.
Então, é importantíssimo termos conhecimento histórico dos políticos, consciência política e decidir por qual viés temos tendência, esquerda ou direita para escolher quem nos representa melhor. Porém, mais importante, é que devemos vigiar e cobrar os candidatos eleitos para nos representarem nas duas casas, senado e câmara e, também, do executivo que são o presidente, governadores e prefeitos.
O problema é que temos o péssimo hábito de acreditar que só devemos votar a cada quatro anos e não cobrar ninguém mais durante o mandato. Aliás, deixo uma pergunta simples:
Quais foram os candidatos a Deputado e Senador que você votou?
Então, se lembrou apenas do seu Presidente e se esqueceu dos demais, melhor resgatar e acompanhar como está o andamento dele no cargo, para que na próxima eleição possa reelegê-lo ou não. Viva a República Brasileira!
Uma quinta-feira de muita paz e luz!