Dia da Ucrânia em Curitiba conta com folclore, exposições e comidas típicas; veja programação
A partir desta quinta-feira (28), até o dia 31 de julho, o Centro Histórico de Curitiba vai se transformar num espaço de preservação da cultura ucraniana. O Dia da Ucrânia em Curitiba chega a sua 4ª edição com extensa programação, com exibição gratuita de filmes, exposições, apresentações folclóricas, lançamento de cerveja, e venda de artesanato e comidas típicas. O evento é organizado pelo Folclore Ucraniano Barvinok.
- Leia também:
A atração nasceu em 2015 como mais uma forma de manifestar e manter a cultura ucraniana na capital. Realizado a cada dois anos, originalmente ocorreria em 2021, mas foi transferido para 2022 por conta das restrições da pandemia.
Esta edição celebra os 100 anos da Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS), que busca preservar as tradições do país de origem por meio de diversas atividades. Os irmãos ucranianos que sofrem há cinco meses com a invasão russa também serão lembrados durante o evento.
Nesta quinta-feira (28) à tarde, a Cinemateca exibe gratuitamente o filme “Iván, De Volta ao Passado”, do diretor Guto Pasko. A obra conta a história de Ivan, um imigrante fugido da 2ª Guerra Mundial e que após muitos anos retorna para sua tão amada terra, reencontra a família e relembra tudo que viveu em seu país de origem.
Entre quinta e sexta-feira (29), a Casa da Memória também estará aberta ao público, apresentando um extenso acervo sobre a imigração ucraniana no Brasil. A pesquisa e seleção do material a ser exposto foram feitas por membros da SUBRAS.
A maior parte da programação ocorre no Memorial de Curitiba, que receberá no final de semana apresentações de grupos folclóricos do Canadá, Argentina e Paraguai, além de cidades do Paraná e Santa Catarina. Todos os espetáculos são abertos ao público. O tradicional Folclore Ucraniano Barvinok, departamento da SUBRAS, também subirá ao palco do Memorial, no domingo (31).
A programação do Memorial inclui a venda de comidas típicas ucranianas, além de artesanato, incluindo pêssankas (ovos pintados a mão), porcelanas pintadas, artes em madeira, e várias outras peças.
Ainda no final de semana, ocorrerá o lançamento da cerveja Volya (Воля), uma iniciativa da SUBRAS em parceria com a Cervejaria Fortuna, de Colombo. A bebida do estilo Kellerbier é uma lager não filtrada com 4,8% de graduação alcoólica. O termo se refere às “cervejas de porão” que eram produzidas na Alemanha no século 19. O preço da lata de 473 ml é R$ 25 e parte do valor arrecadado será destinado ao projeto Humanitas Brasil-Ucrânia e aos refugiados do país europeu no Brasil.
A cerveja colaborativa faz parte do Resolve, um movimento lançado por uma cervejaria dos EUA sensibilizada com a guerra na Ucrânia. Ao menos 39 cervejarias de diversos países já lançaram sua própria cerveja para apoiar a causa humanitária ucraniana.
De acordo com o rótulo, a Resolve Volya é “uma cerveja colaborativa para reconhecer a determinação do povo ucraniano e sua luta pela liberdade. Produto para beneficiar organizações sem fins lucrativos que prestam ajuda à crise humanitária na Ucrânia”.