por Redação RIC.com.br
Com informações da Alep

Última escola de samba a desfilar pelo grupo especial do Carnaval de Curitiba na Marechal Deodoro, no sábado (18), a Enamorados do Samba vai contar com um reforço que ajudou na conquista do primeiro título da agremiação, em 2020: a ala formada por pessoas com deficiência e doenças raras.

A ala na escola Enamorados do Samba faz parte da programação do Fevereiro Lilás, mês de conscientização sobre as doenças e síndromes raras no Paraná. A lei (19.426/2018) é de autoria da deputada Maria Victoria (PP). “Iniciamos esse processo em 2015 e é emocionante e gratificante ver a cada ano mais pessoas se envolvendo e nos ajudando nessa grande corrente de disseminação da boa informação”, afirma a deputada Maria Victoria.

Este ano a ala será formada por 35 integrantes, entre pessoas com doenças raras, com deficiência, participantes do grupo de dança Guerreiros, formado por jovens com deficiência, e seus acompanhantes. Eles representarão a magia do circo, com uma novidade: além da coreografia, os passistas vão interpretar o samba enredo também na Linguagem Brasileira de Sinais (libras).

Confira a programação organizada pela Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Rara

– 18/02 – CURITIBA: DESFILE NA ESCOLA ENAMORADOS DO SAMBA, na Av. Marechal Deodoro, às 23h. Com ala especialmente dedicada aos nossos raros junto ao PROJETO LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade. Mostraremos na avenida que a nossa foLIA não pode ser rara!

– 24/02 – LONDRINA: CICLO DE PALESTRAS DE DOENÇAS RARAS DE LONDRINA, na Câmara Municipal, das 14h às 16:30 com palestras, materiais informativos, aferição de pressão, glicemia e atividades recreativas.

– 25/02 – CURITIBA: 8ª EDIÇÃO DO EVENTO “NOSSA FOLIA NÃO É RARA”, das 14h às 18h na Praça Afonso Botelho (Praça do Athletico). Encontro de famílias focada no lazer, inclusão e acessibilidade com muitas atrações e brinquedos acessíveis.

– 25/02 – LONDRINA: AÇÕES EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E RECREAÇÃO. Das 09h às 11h30 na Concha Acústica de Londrina, contará com divulgação de materiais informativos, aferição de pressão e glicemia e atividades recreativas.

– 27/02 – CAMPINA GRANDE DO SUL, 17h na Câmara Municipal, a Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras por meio da Organização Paranaense de Distrofia Muscular falará sobre o mês de conscientização das doenças raras.

– 28/02 – LONDRINA: BLITZ EDUCATIVA. Das 09h às 11h30 na Rua Saul Elkind, 790 (em frente a Casa de Talentos), em Londrina, contará divulgação de materiais informativos, aferição de pressão e glicemia e atividades recreativas

– 27/02 – CURITIBA: GRANDE EXPERIENDE DA SESSÃO PLENÁRIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ, a partir das 14h30, apresentação para os 54 deputados e deputadas estaduais sobre os avanços e desafios.

– 28/02 – CURITIBA: 1º SIMPÓSIO PARANAENSE DE SINAIS DE ALERTA DE DOENÇAS E SÍNDROMES RARAS, no Museu Oscar Niemayer – MON, das 8h às 12h com palestras de especialistas, exposição de materiais informativos, além de espaço de lazer inclusivo.

– 03/03 – FAZENDA RIO GRANDE: 4º SIMPÓSIO DE DOENÇAS RARAS DE FAZENDA RIO GRANDE, no Teatro Municipal, das 8h às 17h, com palestras de especialistas, exposição de materiais informativos.

– 04/03 em CURITIBA: ENCONTRO NA RUA XV DE NOVEMBRO, das 9h às 12h. Caminhada que iniciará na Praça Santos Andrade em direção à Rua XV de Novembro concentrando-se na Boca Maldita, com tenda da Saúde, materiais informativos, cadastro do Sidora, além de espaço de lazer inclusivo.

16 fev 2023, às 15h46.
Mostrar próximo post
Carregando