Natal sem acessibilidade: barracas são instaladas sobre piso tátil no Lago Igapó
Os ambulantes credenciados pelo Município de Londrina começaram a atender o público na noite de quinta-feira (10) nas margens do Lago Igapó, que será o principal palco do Natal na cidade. Mas, a acessibilidade da festa está comprometida e os deficientes visuais devem enfrentar dificuldades na visitação da área.
A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) liberou 56 espaços para uso de ambulantes entre 10 de novembro e 7 de janeiro de 2023, quando ocorre o evento na Zona Sul de Londrina, que teve início adiado por conta da vistoria do Corpo de Bombeiros que apontou irregularidades, entre elas, a necessidade de segurança na passarela de acesso à grande árvore iluminada no centro do lago.
Os vendedores deverão atuar, obrigatoriamente, das 17h às 24h e poderão comercializar alimentos, bebidas, balões, brinquedos e souvenirs. Neste período, a locomoção das pessoas que necessitam de piso tátil ficará, diariamente, comprometida.
Além do evento, uma reforma em um bar, localizado no entorno do Igapó, colocou estacas de madeira em cima do piso tátil para realização da obra. Em entrevista ao Balanço Geral, da RIC TV, o secretário de Obras, João Verçosa, afirmou que o estabelecimento foi notificado.
Mas, ao ser questionado sobre a instalação das barracas no evento de Natal promovido pela Prefeitura, ele respondeu que “precisa ter um pouco de paciência”, assim como ocorre nas feiras livres, que também ocupam os locais sobre os pisos táteis.