Fiep está com inscrições abertas para programa de inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho
Apesar de serem maioria entre os brasileiros, representando 54,6% da população, de acordo com dados do IBGE, os pretos e pardos ainda enfrentam muitas dificuldades no mercado de trabalho. Quando se fala em número de trabalhadores formais no Brasil, por exemplo, os brancos são maioria, ocupando 56,5% das vagas. Os dados são do Ministério da Economia, citados no estudo “Rotas Diversidade e Longevidade 2035”, publicado em 2019 pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade (CIS).
Com base nesse contexto e sabendo da importância de promover a diversidade, a inclusão e a equidade racial no mercado de trabalho, o Sistema Fiep, por meio do CIFAL Curitiba e o CIS, lança o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho.
“Por compreender a importância da diversidade nas empresas e considerando o panorama brasileiro, de poucas oportunidades para esses jovens, o Sistema Fiep está implantando o programa para contribuir com a inclusão não só no mercado de trabalho, mas na sociedade como um todo. Com essa iniciativa, o Sistema Fiep pretende atuar em dois eixos: de um lado, oferecendo formação profissional para jovens negras e negros; de outro, desenvolvendo um trabalho de sensibilização junto às empresas, especialmente indústrias”, explica Maria Cristhina Rocha, Gerente Executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep.
Voltado a jovens de 15 a 21 anos com autodeclaração racial preta ou parda, o programa vai oferecer três meses de curso de iniciação profissional, com aulas em formato EaD, além de apoio para a inserção no mercado de trabalho. A formação também servirá como preparação para o curso de Aprendizagem Industrial, que deve ser realizado posteriormente, quando já tiverem vínculo como aprendiz em alguma empresa.
São 100 vagas para todo o Paraná. Para participar, os jovens devem procurar as unidades de CRAS ou CREAS de seu município, até o dia 26 de março (sexta-feira). Ou podem realizar a inscrição pelos links:
- https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx… (Curitiba e Região Metropolitana)
- https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx… (demais regiões do Estado)
Benefícios às empresas parceiras
Já as empresas que aderirem ao programa receberão capacitação voltada à temática da diversidade, inclusão e equidade racial no mercado de trabalho. Para as empresas interessadas, será realizada uma apresentação no dia 31 de março, inscrições no link: formulário online.
O programa é aberto para empresas de qualquer porte e setor, especialmente indústrias. Não é necessário que tenham um programa de aprendizagem estabelecido, porém a legislação brasileira determina que todos os estabelecimentos com pelo menos sete empregados devem ter entre 5% e 15% de seu quadro de funcionários formado por aprendizes.
O Programa reafirma o compromisso do Sistema Fiep com a diversidade, com a inclusão social, com a produtividade e com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 4 – Educação de Qualidade, 5 – Igualdade de Gênero, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualddes e 17 – Parcerias e Meios de Implementação .
Mais informações: info@cifalcuritiba.org.br.
O que é o Cifal?
Presente no Brasil desde 2003, o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (Cifal) é uma iniciativa da Divisão para Pessoas e Inclusão Social do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar). O órgão é responsável por desenvolver programas de capacitação e promover cooperações técnicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Desde 2009, o Cifal Curitiba é uma parceria formada pelo Unitar e o Sistema Fiep, sendo parte da Rede Cifal, formada atualmente por 20 centros espalhados pelos cinco continentes.