BBC diz que fará investigação robusta sobre entrevista da princesa Diana
Por Michael Holden
LONDRES (Reuters) – O chefe da rede britânica BBC disse nesta segunda-feira que a emissora fará um inquérito para determinar como obteve uma entrevista em 1995 com a princesa Diana, após acusações do irmão dela de que Diana teria sido ludibriada para participar.
Durante a entrevista, que foi assistida por mais de 20 milhões de telespectadores no Reino Unido, Diana chocou a nação ao admitir ter um caso e detalhar seu casamento fracassado com o príncipe herdeiro Charles.
“A BBC está levando isto muito a sério, e queremos chegar à verdade”, disse Tim Davie, diretor-geral da rede, em um comunicado a respeito das alegações de Charles Spencer. “Estamos no processo de encomendar uma investigação robusta e independente”.
Neste mês, Spencer disse que a BBC deveria ter se desculpado pelo que ele disse serem documentos forjados e “outras manipulações” que o levaram a apresentar o jornalista Martin Bashir a Diana.
O Daily Mail também publicou o que disse serem notas que Spencer tomou durante um encontro entre Bashir e Diana em 1995, no qual o jornal diz que o jornalista fez uma série de alegações na tentativa de obter a entrevista.
Entre elas estavam que Diana estava sendo incomodada pelos serviços de segurança, que dois assessores graduados estavam sendo pagos para fornecer informações a respeito dela e que Bashir havia fornecido extratos bancários falsos para sustentar esta afirmação.
Diana e Charles se divorciaram em 1996, e ela morreu aos 36 anos em um acidente automobilístico em Paris no ano seguinte.