Aleinu: A profunda oração de gratidão e responsabilidade moral no Judaísmo

por Caminhos Para a Felicidade
Com supervisão de Erick Mota
Publicado em 18 ago 2023, às 13h34.
POST 2 DE 21

A oração “Aleinu” é um testemunho de gratidão e compromisso moral no Judaísmo. Com palavras que expressam a singularidade da fé judaica, esta prece enaltece a responsabilidade de reconhecer a Deus como o Criador de todas as coisas. Além de celebrar a identidade judaica, o “Aleinu” nos convoca à missão de aprimorar o mundo, trabalhando para estabelecer um reino de justiça e paz. É uma lembrança constante de que ser judeu implica tanto em reconhecimento quanto em ação.

Oração completa:

עָלֵינוּ לְשַׁבֵּחַ לַעֲדוֹן לָאֵל עַל כָּל אָלָה שֶׁבָּרָא לוֹ. שֶׁלֹּא עָשָׂנוּ כְּגוֹיֵי הָאֲרָצוֹת וְלֹא שָׂמָנוּ כְּמִשְׁפְּחוֹת הָאֲדָמָה שֶׁלֹּא שָׂם חֶלְקֵנוּ כָּהֶם וְגוּרָלֵנוּ כְּכֻלָּם. שֶׁהֵם מִשְׁתַּחֲוִים לְהֶבֶל וָרִיק וּמִתְפַּלְּלִים אֶל אֵל לֹא יוֹשִׁיעַ.

Tradução completa:

A nós cabe louvar o Senhor do universo, que nos concedeu uma porção única, nos diferenciando das nações da terra. Ele não nos fez como eles, nem nos destinou ao destino dos outros povos. Eles se inclinam diante do nada e vão vazios, orando a um deus que não pode salvar.