Tadeu, o famoso Rei do Pierogi, morre aos 70 anos em Curitiba
Comerciante polonês popularizou em terras curitibanas a iguaria tradicional de seu país natal
Conhecido como “Tadeu, o Rei do Pierogi”, Julian Tadeusz Kavalec faleceu neste domingo (23), aos 70 anos, em Curitiba. Verdadeiro ícone das feiras gastronômicas da cidade, o comerciante polonês popularizou em terras curitibanas a iguaria tradicional de seu país natal. O velório acontece ao longo dessa segunda-feira (24), na Paróquia São Vicente de Paulo.
Tadeu, nome aportuguesado que adotou ao chegar à capital paranaense há mais de 50 anos, começou a vender pierogis, uma espécie de pastel cozido recheado com ricota, batata, repolho, entre outras opções, em 1989, na Feira do Largo da Ordem. O prato, até então conhecido somente entre as famílias de origem polonesa, logo se popularizou entre os curitibanos.
Leia também:
- Influencer ‘Uai Luquinhas’ morre em acidente de carro após sair de evento
- Paraná está sob alerta laranja de tempestade nesta segunda (24); veja regiões
- Taxista leva carro de amiga para vender, mas se envolve em acidente no caminho
Assim, ao longo de 34 anos, os pierogis se tornaram um grande sucesso também nas feiras gastronômicas e conquistaram o paladar de gerações de curitibanos. Além do prato típico polonês, Tadeu e sua esposa Maria também se tornaram conhecidos pelos saborosos sonhos que também vendiam nas feiras.
Sepultamento acontece no final da tarde desta segunda-feira
O velório do Rei do Pierogi acontece na Paróquia São Vicente de Paulo. Mesmo local onde haverá uma missa em memória do comerciante, marcada para às 15h desta segunda-feira.
Já o sepultamento está marcado para às 17h, também desta segunda-feira, no cemitério da Paróquia Santo Antônio de Orleans.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui