Agroglifos: desenhos misteriosos em plantações já foram vistos no Paraná
Após a aparição de desenhos misteriosos em uma plantação de trigo em Ipuaçu, na região Oeste de Santa Catarina, logo surgiu a dúvida sobre a autoria das marcações no terreno e outros casos registrados no Brasil. As figuras são chamadas de “agroglifos” e são criadas por meio de achatamento da vegetação, de acordo com ufólogos.
O assunto divide opiniões. Alguns acreditam ser uma forma de comunicação de seres “extraterrestres” enquanto outros entendem apenas como apenas uma pegadinha, o fato é que os desenhos estranhos já apareceram no Brasil outras vezes. Aliás, até no Paraná. Cidades como Prudentópolis, Lapa e São José dos Pinhais registraram o fenômeno.
Agroglifos em Prudentópolis
No dia 7 de outubro de 2015, uma propriedade rural em Prudentópolis amanheceu com figuras geométricas estranhas nas plantações. A lavoura atraiu muitos curiosos e até uma produtora captou algumas imagens para produzir um documentário.
Agroglifos em Palmas
Em outubro de 2021, uma plantação às margens da PR-427 entre as cidades da Lapa e a Colônia Johannesdorf amanheceu com desenhos estranhos. Um morador registrou como ficou a paisagem com um drone e publicou o vídeo no Youtube.
Agroglifos em São José dos Pinhais
Em 2020, imagens aéreas feitas pelo fotógrafo Daniel Castellano revelaram alguns agroglifos em propriedades rurais de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Na época a foto dividiu as opiniões na internet, os especialistas em agroglifos, acreditam ser tentativas de comunicação extraterrestre, já os produtores locais afirmam que as falhas na plantação de trigo teriam sido causadas pelo vento.