Anúncio de venda de malas perdidas em aeroportos é falso
Imagens, perfis e comentários são manipulados para enganar as pessoas
A Agence France-Presse (AFP) checou e confirmou ser falso o anúncio de que malas perdidas em aeroportos podem acabar vendidas a outras pessoas. Os anúncios estão rodando na internet desde o início fevereiro de 2024 e fez várias vítimas.
Publicações compartilhadas anunciam uma suposta venda de “bagagens perdidas” em aeroportos do Brasil, de Portugal e de outros lugares do mundo. Eles ainda utilizam imagens reais de bagagens, que acabaram sendo editadas para adicionar placas com preços e a logo do aeroporto.
Leia também:
- Maioria do STF vota para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal
- Idosa que teve queimaduras graves após peeling de fenol tem alta de hospital
- Polícia procura mulher que fugiu após jogar carro contra moto do ex-companheiro
Por meio de buscas reversas, a AFP localizou as imagens que ilustram os anúncios em publicações antigas relacionadas a outros aeroportos. Os anúncios afirmam que as bagagens precisam ser vendidas com rapidez porque o local onde são armazenadas já está cheio.
“Bagagem extraviada por apenas 10BRL Precisamos descartar rapidamente a bagagem perdida de nossos clientes, pois não conseguimos localizar o proprietário e nosso estoque está cheio! Celulares, laptops, joias valiosas e muitas outras coisas legais podem ser encontradas em malas. Somente on-line“, diz a legenda de uma publicação no Facebook de uma página que se apresenta como sendo do Aeroporto de Brasília.
A foto que supostamente seria do aeroporto de Brasília, por exemplo, encontrada em uma publicação de julho de 2022 no X relacionada ao aeroporto de Heathrow, no Reino Unido. A foto original, porém, não apresenta a placa vista na imagem viral, onde se lê “Bagagem perdida 10 BRL”.
Além disso, comentários falsos acabam sendo feitos na publicação para enganar as pessoas e induzir que a informação é verdadeira.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui