Cantora faz dança erótica e mostra glúteos em palestra de universidade

Esta não é a primeira vez que a cantora ganha repercussão nas redes sociais por uma performance similar

por Lucas Novak
com informações de Uol e supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 18 out 2024, às 10h37. Atualizado às 11h26.

A cantora Tertuliana Lustosa, vocalista da banda “A Travestis”, causou polêmica ao publicar na última quinta-feira (17) um vídeo em que faz uma dança erótica e sobe em uma mesa expondo os glúteos durante a apresentação de um seminário na UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

Cantora faz dança erótica e mostra glúteos em palestra de universidade
Nas redes sociais, o vídeo causou polêmica, com pessoas até mesmo pedindo a prisão de Tertuliana (Foto: Instagram/ tertulianalustosa)

Intitulado “Gênero para além das fronteiras”, o evento foi organizado pelo Gaep (Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política), e a cantora conduziu uma mesa-redonda sobre dissidências de gênero e sexualidade, onde cantou uma música com letra erótica. A universidade está investigando o incidente. 

No vídeo publicado por Tertuliana Lustosa, é possível ver que o público presente aplaudiu e gritou em apoio. No entanto, ao circular nas redes sociais, o momento gerou críticas, com pessoas pedindo a prisão da artista. 

Leia também:

Repercussão de dança em universidade

Após a repercussão da apresentação, a UFMA emitiu um comunicado afirmando que a universidade é um espaço plural, dedicado ao conhecimento e à diversidade de ideias, destacando a importância da liberdade de expressão. 

No entanto, a instituição informou que está averiguando o ocorrido e pretende tomar providências cabíveis, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.

No ano passado, a cantora já havia causado controvérsia ao realizar uma dança erótica em uma sala de aula da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). No Instagram, ela compartilhou um vídeo com a dança erótica descrevendo como “gratificante”. 

Ela ressaltou a importância de discutir gênero e compartilhar a música, artes e pesquisa. Em outra postagem com o vídeo da dança, ela comentou: “Quando me perguntam como eu dou aula”.

Além de cantora, Tertuliana, também escritora e formada em história da arte. A aula “Educando com o c*” explora o corpo e o prazer como ferramentas pedagógicas e artísticas.

Veja o vídeo da cantora fazendo a dança erótica:

Anteriormente, a cantora já descreveu seu método de ensino como “gratificante” (Vídeo: Instagram/ tertulianalustosa)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!