Diretora de escola do RS critica livro 'O Avesso da Pele' e assunto vira polêmica

Publicado em 6 mar 2024, às 10h52.
POST 1 DE 6

O livro O Avesso da Pele, do autor Jeferson Tenório, está no centro de um debate sobre censura desde que a diretora de uma escola estadual em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou um vídeo criticando a obra (assista abaixo). 

O Avesso da Pele, aborda a questão do racismo estrutural e foi considerado o melhor romance do Prêmio Jabuti em 2021. 

A diretora da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, Janaína Venzon, considerou que “vocabulários de baixo nível” estão presentes no livro.

Em entrevista para o Estadão, Janaína Venzon, nega que tenha censurado a obra, e reafirma suas preocupações em relação à polêmica envolvendo o livro. 

“As coisas foram tomando uma proporção tão grande, distorcendo situações, inventando coisas. Dizem que a escola está censurando. Não, não houve em nenhum momento essa questão da censura. A obra é elogiável quanto à discussão sobre o racismo estrutural”, diz.

Ela afirma não questionar a qualidade da obra, mas destaca as dificuldades práticas que a escola enfrenta ao lidar com o conteúdo do livro, especialmente devido ao vocabulário que ela considera inadequado para os alunos do Ensino Médio.

Livro O Avesso da Pele é criticado por diretora de escola; assista

Vídeo: reprodução/redes sociais

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!