Ex-BBB é acusado de cometer fraude em vestibular ao se declarar como negro

No edital da instituição onde Matteus Amaral estudou consta que ele entrou usando a cota racial

Publicado em 14 jun 2024, às 15h13. Atualizado às 15h54.

O ex-BBB Matteus Amaral está sendo acusado de fraudar o sistema de vestibular em 2014 e ingressar em uma universidade por meio do sistema de cotas raciais. Na época, ele se declarou como uma pessoa presta e conseguiu uma vaga no concurso de Engenharia Agrícola.

Apesar da repercussão, o ex-bbb não se pronunciou sobre o caso (Foto: reprodução/Instagram/Bahmatteus)

As acusações surgiram nas redes sociais, após diversas contas compartilharem um edital da instituição onde ele iniciou os estudos (veja o print abaixo).

Conforme o documento que circula na web, o ex-bbb usou as cotas raciais para ingressas na faculdade

De acordo com a revista Contigo, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) confirmou em nora que ele usou a cota racial. Segundo a instituição, na época o único documento necessário para a comprovação de etnia era uma declaração feita pelo próprio aluno, e que não havia nenhum mecanismo disponível para a checagem.

Ex-bbb não se pronuncia sobre polêmica; veja

Conforme o ex-BBB, ele não chegou a terminar o curso, pois abandonou os estudos para cuidar da avó, que estava doente na época. Apesar das polêmicas, Matteus Amaral não deu novas declarações sobre o caso.

Na quinta-feira (13), o ex-bbb gravou um vídeo e ao fundo é possível ouvir alguém falando sobre o assunto.

“Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra. Então não podem falar nada, se falarem eu processo”, diz a voz.

De acordo com o advogado Marcelo Campelo, caso seja comprovada a fraude, a principio ele será acusado do crime de falsidade ideológica. O crime pode levar reclusão de um a três anos, e multa.

Vídeo: reprodução/Instagram/Bahmatteus

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!