O que é a "Trend do palavrão" e quais os riscos para as crianças
Nos últimos dias viralizou nas redes sociais a “Trend do palavrão”, que consiste nos pais deixarem os filhos sozinhos em algum cômodo específico com a instrução de que podem falar o palavrão que quiserem. A hashtag “palavrão” já possui milhares de vídeos com milhões de visualizações no TikTok.
Muitas pessoas acham graça nos vídeos, com os próprios pais fazendo piada com o fato de não imaginavam o quão boca suja seus filhos são. Porém, a trend acabou se tornando ainda mais polêmica quando especialistas passaram a chamar atenção para a confusão mental que o ato pode causar nas crianças.
Uma brincadeira que estimula a xingar
A psicopedagoga e orientadora educacional, Cintia Bottini, diz em entrevista ao portal RIC.com.br que não entende o motivo da trend do palavrão. “De maneira alguma estas palavras devem ser incentivadas aos que não conseguem discernir bem suas emoções, tampouco o significado atribuído em cada uma delas.”
Ela ressalta ainda que é muito comum que pais repreendam seus filhos, ainda mais quando pequenos, ao falar algum xingamento. Logo, as crianças podem não entender que somente naquela janela de tempo a proibição está suspensa.
Cintia complementa: “Em um dos casos percebi que a mãe ficou feliz ao ouvir os poucos palavrões que o filho disse. Mesmo assim, submeteu ele ao constrangimento de burlar as próprias regras que um dia ela implantou.”
Em alguns vídeos é possível ver que algumas das crianças nem mesmo entendem o que está acontecendo, remetendo à confusão mental que especialistas avisam.
Exposição da criança
Outra questão relacionada a trend bastante comentada na internet é em relação ao modo que esses vídeos podem expor as crianças.
A prática de dividir a própria individualidade na internet em busca de engajamento, em especial, quando envolve os filhos, é chamada de “sharenting”.
Como orientadora educacional, Cintia diz que o maior cuidado deve ser evitar ridicularizar as crianças, mesmo que tenham feito algo muito inadequado. “Quando há exposição, há dor, há vergonha e pode ser que alguns bloqueios e receios [sejam criados].”
Segundo ela, essa exposição gerada pela trend não é correta, ainda mais se a criança escolheu ou não fazer o vídeo.
O modo correto
Na internet, muitos pais estão se defendendo dizendo que a trend do palavrão é apenas um modo descontraído de ensinar os filhos. Mas a psicopedagoga discorda da prática.
De acordo com ela, o tema deve ser abordado conforme surja, quando a criança perguntar o significado da palavra, ou quando usá-la.
“De acordo com a idade, as crianças precisam saber o quanto se comprometem a ofender e a falar inadequadamente cada palavra. Ao trazer o significado a ela os pais se permitem ampliar o conhecimento do filho bem como o quão desrespeitoso pode ser”, completa Cintia.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.