“Vira-lata caramelo” pode se tornar manifestação cultural imaterial do Brasil; Entenda
O Projeto de Lei (PL) 1897/23, apresentado pelo deputado Felipe Becari (União-SP), pretende atribuir ao “vira-lata caramelo” o reconhecimento legal como manifestação cultural imaterial do Brasil.
De acordo com o projeto, essa espécie de cão é mais do que um animal de estimação e tem um espaço amplo na cultura brasileira. Além disso, representa valores como amor, lealdade e respeito.
O projeto, dessa forma, seria uma maneira de destacar a presença desses animais na sociedade e preservar elementos que simbolizam a diversidade cultural do país.
Atualmente, o projeto está em análise na Câmara dos Deputados. Se for aprovado, o “vira-lata caramelo” terá uma homenagem oficial e será integrante do patrimônio imaterial do Brasil.
O que é patrimônio imaterial do Brasil
Definir algo como patrimônio imaterial de um país é dar visibilidade a fatores que são referência da cultura de um país, mas que não são, necessariamente, objetos ou construções. O patrimônio imaterial está ligado a expressões culturais, lugares (como mercados, feiras, santuários), alimentos e tudo que está ligado a cultura, costumes e práticas de uma região.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.