O 11 do 11, uma das maiores promoções do mundo, finalmente chegou ao Brasil. Sites internacionais de e-commerce se preparam para oferecer descontos exclusivos de até 70% ao consumidor brasileiro. Dessa forma, diversos itens como eletrônicos, roupas, acessórios de decoração e itens esportivos poderão ser encontrados em promoção nesse período. Em alguns dos varejistas online, as ofertas começam ainda nesta semana, e se estendem até o dia 13 de novembro, em todo o território nacional.

11 de novembro surgiu como anti-dia dos namorados

A princípio, a data começou a ser comemorada na China pelos jovens como o Dia dos Solteiros (Singles Day), uma espécie de anti-Dia dos Namorados. Assim, a tradição foi ganhando corpo até que, em 2009, foi apropriada pelo gigante grupo chinês Alibaba (do qual o AliExpress faz parte). Dessa forma, o 11 de novembro se tornou a data de descontos mais famosa da China e uma das mais importantes do mundo para comprar mais barato. Começou como uma forma de disputar com a Black Friday, mas acabou a ultrapassando. Apenas no ano passado foram mais de 30 bilhões de dólares movimentados por lá.

Assim, a força da promoção aumentou e transformou a data em um dia mundial dedicado às compras. De acordo com dados divulgados na imprensa pelo próprio Alibaba, só no ano passado o varejista registrou US$ 30,8 bilhões em vendas em apenas um dia (ou aproximadamente R$ 116 bilhões) – um aumento de 27% em relação ao ano anterior. É mais do que Black Friday e Cyber Monday americanas somadas.

11-do-11

(FOTO: Freepik)

11 do 11 ganha força no Brasil

No Brasil, o 11 do 11 tem consolidado sua presença a cada ano, especialmente como uma oportunidade para antecipar as compras de Natal e aproveitar os preços baixos dos varejistas internacionais. Desde 2017 o EBANX, fintech brasileira que processa pagamentos no Brasil e outros países da América Latina para diversos sites internacionais, organiza a promoção com a adesão de diversos varejistas online.

Em 2018, mais de 450 mil pedidos foram feitos por consumidores brasileiros ao longo dos três dias de promoção, em cinco sites internacionais. É uma média de 100 pedidos por minuto, que somaram US$ 21 milhões em vendas, ou R$ 79 milhões.

Neste ano, a promoção do EBANX ganha força com um site de ofertas e uma campanha publicitária criada exclusivamente para a ocasião, estrelada por Sabrina Sato no Brasil e pela atriz e cantora Maite Perroni, ex-RBD, no México. As peças são veiculadas na internet, em uma ação 100% digital, voltada ao consumidor online.

Assim, a expectativa é que a data ganhe ainda mais adesão do consumidor, especialmente tendo em vista as melhorias no tempo de entrega de compras internacionais. Além disso, atualmente, uma encomenda vinda da China leva em média 26 dias para chegar a uma capital brasileira, segundo dados de encomendas rastreadas pelo EBANX Track, ferramenta criada pela fintech para ajudar no rastreamento de compras online.

Em função de preços extremamente competitivos e da qualidade dos produtos, sites chineses como AliExpress (agora com loja física no país, a Aliexpress Curitiba) e Wish entre os mais utilizados pelos consumidores brasileiros, como mostrou a pesquisa Beyond Borders, realizada pelo EBANX.

Sites participantes

No Brasil, os sites UseGiraffe, TiendaMia e AliExpress,  aderiram à promoção 11 do 11, do EBANX.

O AliExpress, um dos maiores e-commerces do mundo, promete descontos de até 70% ao consumidor brasileiro. Assim, cupons especiais inspirados nos envelopes vermelhos, uma tradição chinesa que presenteia pessoas com valores em dinheiro, serão distribuídos no check-out da plataforma.  Os descontos do AliExpress dentro da promoção 11 do 11 começam no dia 11 de novembro (às 5h da manhã), e vão até o dia 13 de novembro (às 03h59 da manhã).

Na TiendaMia, que também aderiu à promoção, as ofertas começam já nesta semana, e seguem até 11 de novembro. Os descontos serão aplicados a uma seleção de produtos, que incluem itens de tecnologia, brinquedos, relógios e maquiagem.

Sobre o EBANX

O EBANX é uma fintech global com DNA latino-americano. Tem operações no Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Equador e Bolívia. O site foi fundado em 2012 para resolver um gap de acesso entre latino-americanos e sites internacionais. Dessa forma, oferece uma solução de pagamento de ponta a ponta em todo o fluxo de transações de comércio eletrônico cross-border, fornecendo mais de 100 opções de pagamentos locais da América Latina para empresas globais que desejam expandir na região.

A empresa já ajudou mais de 50 milhões de latino-americanos a acessarem serviços e produtos globais, e mais de 1.000 sites internacionais a expandirem para a América Latina. AliExpress, Wish, UseGiraffe, SheIn, TiendaMia, Pipedrive, Airbnb e Spotify (esses dois em parceria com a Worldline) são algumas das empresas que usam as soluções do EBANX. Além do serviço de processamento de pagamentos cross-border, a partir de 2019, o Grupo EBANX começou a oferecer processamento local no Brasil. Assim, permite que sites brasileiros que vendem no país usassem as soluções do EBANX.

Assim, a empresa vai além do processamento de pagamentos. Há a oferta de serviços de consultoria de marketing aos merchants e uma equipe local de atendimento ao cliente 24 horas, para atender todos os consumidores dos seus merchants na América Latina. Além disso, em 2019, após investimento da FTV Capital, dos Estados Unidos, tornou-se um unicórnio. Para mais informações, visite https://business.ebanx.com/en/press-room.

* Com assessoria de imprensa