A Superintendência Regional do Incra no Paraná encerrou o ano de 2013 de forma positiva, com a superação de meta de assentamento de famílias em 23%.

São 738 famílias assentadas em projetos novos e em substituição de ocupantes de lotes vagos no ano passado. A meta estipulada pela direção do Incra no Paraná era de assentar de 600 famílias no estado em 2013. (Incra)

Soja

A colheita da soja começa no Mato Grosso em Sorriso com previsões de chuva, o que deve atrapalhar os trabalhos no campo. No Paraná a colheita, deve ser iniciada na próxima semana, no oeste do Estado.

Milho 

A colheita de milho de verão também começa nas próximas semanas. O plantio foi reduzido a 6,9 milhões de hectares para dar espaço à soja. As lavouras devem render cerca de 35 milhões de toneladas em todo o país.

Autoveículos 

Impulsionada pelo bom desempenho das exportações, do agronegócio e pela substituição de veículos importados por nacionais, a produção brasileira de autoveículos de 2013 foi a melhor da história da indústria automobilística.

Os dados foram divulgados ontem, terça-feira, 7, em São Paulo, SP, pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

A produção de máquinas agrícolas em 2013, também foi recorde histórico, superou a barreira das 100 mil unidades pela primeira vez, as 100,5 mil máquinas fabricadas em 2013 estão 20% maiores que as 84 mil de 2012. (Anfavea)

Feijão

Na região de Cascavel, as chuvas dos últimos 10 dias provocam perdas de qualidade na safra de feijão, em particular as que estão dessecadas e o produtor não  consegue colher em função da umidade.

As áreas já colhidas de feijão, além da dificuldade de comercialização, com preços abaixo da expectativa do produtor, tiveram quebra de produtividade provocada  inicialmente pelas baixas temperaturas e na sequência a falta de chuva. (Seab)

Carne suína 

A presidente Dilma Rousseff vetou, no final do ano passado, Projeto de Lei do Senado, que inclui a comercialização da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos do governo federal.

O Congresso Nacional retomará suas atividades em fevereiro e deve apreciar este veto. A decisão desagradou o setor. (Rural BR)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.