Em 2014, mais de 1.300 trabalhadores paranaenses com deficiência foram incluídos no mercado de trabalho
A Agência do Trabalhador Central de Curitiba tem disponíveis 345 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Há vagas de diversas áreas, principalmente de saúde, administrativa, serviços e indústria, com salários que variam de R$ 788,00 a R$ 1.300,00.
O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, explica que é uma grande oportunidade para os trabalhadores, já que neste momento muitas empresas deixaram de contratar ou estão demitindo em função da crise econômica no País.
Santos explica que as vagas são ofertadas por grandes empresas que precisam cumprir cotas previstas em lei de contratação de pessoas com deficiência. Este amparo legal está na Lei 8.213/91, conhecida como a Lei das Cotas, que em seu artigo 43 estabelece que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou trabalhadores com deficiência.
Entre as contratantes estão empresas de transporte, como a Penha e a Redentor, os hospitais Evangélico e Nossa Senhora das Graças, Unimed, Balaroti, Grupo Mufatto, Famácias Nissei, Hotel Devile, Colégio Bom Jesus, Tecnolimp, Positivo Informática, e Coritiba Foot Ball Club.
Na área de saúde, há vagas disponíveis para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Também existem oportunidades em outros setores que procuram pessoas para atuar como auxiliar administrativo, arquivistas, estoquista, faxineiro, recepcionista, vigilante, balconista, caixa e empacotador. A indústria também oferta vagas para linhas de produção.
Em 2014, mais de 1.300 trabalhadores paranaenses com deficiência foram incluídos no mercado de trabalho por meio das Agências do Trabalhador do Paraná.
Serviço:
Agência do Trabalhador Central de Curitiba
Endereço: Rua Pedro Ivo, 744 – Centro
Horário de Atendimento: 8h às 17h