Os supermercados já estão carregados com os chocolates para o período da Páscoa e, para atender à demanda da data mais importante para o setor de chocolate, as indústrias e lojas especializadas geram cerca de 26 mil empregos temporários em todo o Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICABI).

Na área de produção dos chocolates, desde outubro de 2014 as contratações vêm acontecendo. E para preencher oportunidades no setor de promoção e venda dos produtos, as agências de empregos já começaram a selecionar candidatos. Só em Curitiba há cerca de 150 vagas nas centrais de recrutamento.

Já na Agência do Trabalhador, cerca de 3 mil vagas devem ser geradas na capital. Contudo, segundo o coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Curitiba, Alessandro Maciel, “o mercado está desacelerado e, por conta disso, este ano deve ter uma leva de contratações menor que a de 2014″.

Aproveite
Para quem está em busca do primeiro emprego, esse período pode ser a chance de conseguir até mesmo uma efetivação. “Como este profissional não tem experiência na área, o mais importante é a dedicação ao trabalho, prestando atenção à pontualidade, respeitando as regras da empresa e a hierarquia estabelecida”, aconselha o analista de recursos humanos, Otávio Mustafa.

Já para quem pretende ser reinserido no mercado de trabalho, o comprometimento com a empresa é uma das maiores recomendações. “No cenário atual, uma das maiores dificuldades é encontrar pessoas que realmente se dediquem a função ocupada, realizando suas atividades de forma organizada e com resultados.”, conclui Mustafa.

Para consultar as relações de vagas em tempo real, acesse os links:

Agência do Trabalhador

Sistema Nacional de Emprego (Sine)