As Agências do Trabalhador de todo o Estado têm disponíveis mais de 19 mil vagas de emprego. Na agência de Curitiba são 7 mil vagas; em São José dos Pinhais são 1.989 oportunidades de emprego; Piraquara oferece 1.222 vagas. A lista completa de vagas, por agência, pode ser encontrada no site da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária ( www.trabalho.pr.gov.br), no menu Agência do Trabalhador.

Em Curitiba, a maioria das vagas é para o setor de alimentação. Há oportunidades para atendentes de cozinha (258 vagas), cozinheiros ( 183, saladeiros (104)) atendentes de balcão (259), atendentes de lanchonete ( 204), caixa de bar, lanchonetes e restaurantes (114), padeiros ( 55) pizzaiolos (28) e garçons ( 79). Os supermercados oferecem 212 vagas de caixas e 176 vagas de repositores, entre outras oportunidades.

No setor de Construção Civil, na capital, estão disponíveis vagas para pedreiros (207), serventes de obras (343), carpinteiros (65), azulejistas (33), eletricistas (101) e pintores ( 36), entre outras.

Na Indústria, a Agência de Curitiba oferta vagas para auxiliares de linha de produção (298), operadores de máquinas fixas ( 40), fresadores (24). Há vagas disponíveis também para serventes de limpeza (287) oficiais de serviços gerais ( 183), auxiliares de carga e descarga ( 165), frentistas ( 95), operadores de telemarketing ( 140) promotores de vendas ( 142), vendedores ( 211) motoristas ( 156) e caixa de loja (148).

Os profissionais com formação universitária encontram vagas para farmacêutico, analista contábil, gerente de recursos humanos, bibliotecário e programador de internet, entre outras colocações.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, nos últimos dois anos cerca de 234 mil trabalhadores conseguiram uma colocação por meio da Agência do Trabalhador. “Esse é um importante serviço que a Secretaria presta, auxiliando os empregadores a encontrarem mão de obra e possibilitando aos trabalhadores a inserção no mercado de trabalho”, afirma.

Para o gerente da Agência Curitiba, Rafael dos Santos, o início do ano é um bom momento para os que buscam o primeiro emprego. “Temos oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Mais da metade das vagas não exige experiência anterior. É a chance para os jovens que procuram o primeiro emprego ou para pessoas que querem mudar de área”, analisa.

Em Curitiba, todas as segundas e quartas-feiras, às 10h30 a agência oferece palestra sobre empregabilidade, com informações sobre como elaborar um currículo e como se preparar adequadamente para entrevista.

Os trabalhadores interessados em uma vaga devem comparecer às agências com documentos pessoais (carteira de trabalho, RG e CPF). Em Curitiba, a agência funciona na Rua Pedro Ivo, 750, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

As empresas interessadas em selecionar trabalhadores podem entrar em contato com as agências por telefone. Em Curitiba, os empregadores em busca de funcionários devem ligar para 3883-2200 ou comparecer à agência. Todos os serviços de recrutamento, seleção e colocação dos trabalhadores são gratuitos.