A Secretaria de Estado da Saúde informa que já são 429 os casos confirmados de sarampo no Paraná. De acordo com os dados levantados, o vírus foi registrada em 29 municípios paranaenses.
Primeiro caso de Sarampo no Paraná foi registrado em Curitiba
Após 20 anos sem ter registro da doença, o primeiro caso foi constatado em uma paciente moradora da Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, a mulher de 41 anos, moradora de Campina Grande do Sul, viajou a São Paulo e não estava vacinada. O caso foi registrado em agosto desse ano.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, somente na última semana o número de casos de Sarampo teve um crescimento de 17%, com 61 pacientes confirmados. Essa é uma doença de fácil transmissão que se espalha de forma rápida.
Sintomas do vírus
Com o alto número de casos de Sarampo, é importante estar atento aos sintomas do vírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, os principais sintomas são:
- Manchas avermelhadas sobre a pele (à partir do rosto, em seguida espalhando-se pelo corpo)
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Tosse
- Coriza
- Conjuntivite
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo já está disponível para jovens de 20 a 29 anos. A vacinação termina no dia 30 de novembro e pode ser realizado nos postos de saúde de Curitiba.