Mais de 1.000 alunos de cinco escolas da Rede de Ensino da Prefeitura de Curitiba estão participando de um projeto de intercâmbio com alunos de escolas de ensino fundamental da cidade de Newcastle, localizada ao norte da Inglaterra, quase divisa com a Escócia. As escolas foram escolhidas por terem a disciplina de inglês no currículo, o que facilita a comunicação entre os alunos ingleses e brasileiros. Participam os estudantes das escolas Maria Augusta Jouve, Doutel de Andrade, Romário Martins, Francisco Frischmanns e a Unidade de Educação Integral Wenceslau Braz.
Numa primeira etapa, estão sendo produzidas cartas, fotografias, desenhos, gravações com músicas e vídeos contando a rotina das crianças e um pouco da cultura do Brasil. Este material será enviado aos alunos de escolas de ensino fundamental de Newcastle, selecionados para participar do intercâmbio. Até o final do ano, o projeto será concluído com a realização de um English Day em Curitiba, para a troca de experiências e aprimoramento da língua.
A ideia do projeto surgiu com a marcação da Prefeitura de Curitiba na conta no twitter, em fotos do evento denominado 1º Brazilian Day, que acontecia, em maio deste ano, na escola Holystone, de ensino fundamental, da cidade de Newcastle, Inglaterra. O evento, promovido por Craig Robson, de 23 anos, e Michael Gardner, de 22, tinha a função de aproximar alunos do ensino fundamental da música, cultura e esporte do Brasil e, ao mesmo tempo, arrecadar recursos para patrocinar uma viagem ao Brasil em 2014. Os dois jovens querem permanecer por um ano em Curitiba, ensinando inglês e esportes para crianças moradoras em comunidades carentes da cidade. Também virão assistir alguns jogos da Copa do Mundo.
A Diretoria de Internet e Mídias Sociais da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba, durante o monitoramento diário, detectou o interesse dos jovens ingleses nas postagens da Prefeitura. “Imediatamente demos início a uma conversa que se tornou um grande projeto”, diz Marcos Giovanella, diretor de Internet e Mídias Sociais da Secretaria de Comunicação. “É uma oportunidade de fazer novos amigos”, diz ele.
Animados com a proximidade virtual com a Prefeitura de Curitiba, os jovens promoveram outros eventos em New Castle, cidade que possui 279 mil habitantes, realizando o Brazilian Days nas escolas Fordlay e Forest Hall. Para o final deste mês de agosto estão programados eventos nas escolas Redesdale e, no final do ano, na Seaton Burn College.
Para a viagem ao Brasil, além da realização dos Brazilian Days, os jovens fizeram outros eventos para arrecadar dinheiro.