Mutirão de alunos retira 90 quilos de resíduos do litoral do Paraná
Em novembro, os alunos do 1 º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba (PR), visitaram o litoral paranaense com um propósito diferente: eles retiraram mais de 90 kg de lixo das areias da Praia de Leste.
Entre os resíduos coletados estavam:
- 47 quilos de materiais plásticos;
- Dez quilos de vidro e dois, de metal;
- Quase 300 bitucas de cigarro;
- E mais de 30 quilos de materiais diversos foram coletados pelas crianças.
Lixo é destinado à reciclagem de ONG específica
Depois de separado e pesado, o lixo foi destinado para locais de reciclagem pela ONG Sea Shepherd Brasil, que defende a preservação da vida marinha e apoia o projeto dos alunos.
A atividade é resultado do projeto de investigação sobre o efeito da poluição nos oceanos e maneiras de prevenção. Durante o ano, as crianças realizaram pesquisas sobre as características físicas e o modo de vida das baleias, chegando à conclusão de que muitas delas morrem por ingerir lixo. A partir daí, o grupo decidiu realizar a ação para amenizar os danos causados pela poluição causada pelo lixo no mar.
‘‘Esperamos que a atitude dos alunos, já desde tão pequenos, possa servir de exemplo para banhistas e frequentadores do litoral do Paraná e que conscientize a todas as pessoas sobre o descarte correto do lixo’’, disse a professora do Colégio Marista Santa Maria, responsável pelo projeto, Aline de Fátima Martins.