A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) projeta para 2014 produção de 3,48 milhões de toneladas, crescimento médio de 1% em relação a 2013.
Para a ABIPECS, o ano de 2013 foi favorável para a suinocultura brasileira, com produção mais ajustada à demanda, custos mais baixos do que os de 2012 e elevação dos preços. (Abipecs)
Safra
Os resultados do terceiro levantamento de grãos da safra 2013/2014, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam para uma produção de 196 milhões de toneladas, com aumento de 4,8% em relação à safra passada e crescimento de 3,6% na área plantada de grãos, que saiu de 53 para 55 milhões de hectares.
Nesta edição, o destaque foi para a soja, que teve um crescimento de 10,5% e produção estimada em 90 milhões de toneladas. Já o milho, 2ª maior cultura produzida no Brasil, apresentou um decréscimo de 2,7%.
A cultura de soja apresentou o maior crescimento em relação à área plantada, com aumento de 6,2%, passando de 27,7 para 29,4 milhões de hectares.
Já o milho, com os resultados combinados de redução da safra de verão, aliada à metodologia da Conab, apresentou decréscimo de área de 2,5%, passando de 15,8 para 15,4 milhões de hectares.
Outras culturas também apresentaram aumentos em relação à área, como o arroz, feijão e algodão. (Conab)
PTV
A Seab, Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, vai colocar à disposição de comerciantes e produtores rurais um sistema eletrônico para a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), documentação exigida para a comercialização de produtos vegetais entre estados e países.
A PTV é uma documentação exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o trânsito de produtos vegetais entre os estados e é aplicada somente a culturas passíveis de pragas quarentenárias.
No Paraná, alguns dos principais produtos vegetais que entram na lista de exigência são as frutas cítricas, maçã, pera, banana, pinus e soja.
O sistema facilitador, que será coordenado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), entra em funcionamento na próxima segunda-feira (16), após treinamentos de capacitação para os profissionais habilitados. (Seab)
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.