Após polêmica, comércio de Londrina não deve abrir neste final de semana

Publicado em 1 maio 2021, às 09h26.

O comércio de Londrina, no norte do Paraná, deve permanecer fechado neste sábado (1) e domingo (2). No início da semana, a prefeitura havia informado que as lojas poderiam abrir. Porém, após reivindicação por parte do Sindicato de Comércio e Varejista de Londrina (Sincoval), a Associação de Comércio e Indústria de Londrina (Acil) orientou o fechamento.

Na quinta-feira (29), a prefeitura de Londrina publicou no Diário Oficial do Município a permissão para funcionamento do comércio em horário estendido, através do decreto Nº474.

Em nota oficial emitida no final da noite de sexta-feira (30), o Sincoval explica que, por este sábado (1º) ser comemorado o Dia do Trabalhador, não haveria autorização para prestação de serviço. Também argumenta que o decreto desorganiza a estruturação de horários para vendas para o Dia das Mães, alegando ser necessário horário estendido nos dias úteis que antecedem a data.

A Acil se manifestou e orientou os comerciantes a não abrirem as portas neste final de semana. Ela também informou que foi pedido com urgência regulamentação para que o comércio abra até às 21h na quinta-feira (6) e até às 18h na sexta-feira (7). As datas antecedem a comemoração do Dia das Mães no domingo (9).