A consultoria Safras & Mercado estimou uma área plantada com soja em pouco mais de 31 milhões de hectares, um aumento de 4% se comparado ao ciclo de 2013/14. Se a elevação for confirmada, a produção de soja poderá bater novo recorde no país, com um total próximo de 945 milhões de toneladas – volume 9% maior que o da temporada passada, conforme a Safras. O novo ciclo começa a ser semeado em setembro. (Canal do Produtor)
Transgênicos
Um projeto que une a Embrapa e a Unicamp caminha de forma acelerada para originar novas cultivares transgênicas totalmente desenvolvidas no Brasil. Firmada em 2012, a parceria conta com o trabalho de cerca de 15 cientistas das duas instituições e pretende divulgar os primeiros resultados em até cinco anos.
A adoção de biotecnologias para amenizar os efeitos das mudanças climáticas pode ter papel fundamental para a agricultura mundial nos próximos anos. Estudos já indicam que variedades tolerantes à seca, ao calor e mais eficientes no uso de nitrogênio terão papel vital na redução de preços de produtos agrícolas no futuro. (Valor Econômico)
Por outro lado, a mesma Embrapa alerta que o Brasil terá um problema a mais em comparação com outros países que adotam a biotecnologia. Por ter sequência de culturas, o País vai enfrentar um aumento da presença de “plantas voluntárias” que são resistentes ao herbicida glifosato.
A Embrapa alerta que o produtor vai ter que tomar cuidado com “todo o sistema de produção: primeiro, voltando a fazer uma colheita muito boa. Segundo, fazer o monitoramento da área e por fim controlar o mais rápido possível essas plantas voluntárias”. (Agrollink)
Commodities
A tendência de queda nos preços domésticos e internacionais das principais commodities agropecuárias poderá ser um grande aliado do governo brasileiro para que a inflação feche o ano dentro da meta oficial, disseram especialistas ouvidos pela Agência Reuters.
IPCA
O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, acumula alta de 6,52% em 12 meses até junho, acima da meta oficial de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou menos.
Mas um alívio deve vir com a queda generalizada nas cotações de produtos como soja, milho e trigo. Apesar de não aparecerem diretamente nos carrinhos de supermercado, essas commodities têm forte repercussão em cadeias como as de carnes e de produtos de panificação.
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.