São Paulo, 8 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina informou que os Estados Unidos habilitaram mais cinco unidades frigoríficas a exportar carne bovina ao país. Com estas habilitações, um total de 16 frigoríficos argentinos estão liberados para exportar o produto ao país norte-americano.
As indústrias Quickfood S.A, Logros S.A., Forres-Beltrán S. A., Azul Natural Beef S.A. e Alberdi S.A. tiveram as plantas credenciadas pela Agência de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O anúncio foi feito durante encontro oficial do secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Miguel Etchevehere, com o subsecretário de Comercio Exterior e Assuntos Agrícolas Internacionais dos EUA, Ted Mc Kinney.
Os Estados Unidos reabriram o mercado à importação de carne bovina desossada argentina em novembro de 2018, após 17 anos de embargos.
O acordo limita a Argentina à exportação de 20 mil toneladas anuais, o que geraria uma receita aproximada entre US$ 150 e US$ 180 milhões por ano.