Curitiba e as outras onze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão participando de um projeto de ações para promoção e incentivo à comercialização do artesanato brasileiro. A iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), com o apoio da Infraero, pretende divulgar o artesanato do país durante os dias do evento esportivo no próximo ano.
Nos aeroportos das 12 sedes da Copa serão elaboradas exposições de artesanatos regionais para apresentar e promover a diversidade do artesanato brasileiro para o turista. O material exposto não será comercializado.
Além das mostras nos aeroportos, o MTur vai repassar para cada cidade-sede 100 barracas para que o artesanato local seja difundido e o artesão valorizado. Destas, 27 serão destinadas para a divulgação do artesanato de cada um dos estados do Brasil.
A intenção é que cada feira tenha representado em seu espaço peças artesanais elaboradas nas cinco regiões do país, demonstrando toda a diversidade e riqueza da produção dos estados brasileiros. Nestas feiras, os produtos serão comercializados.
O projeto de valorização do artesanato nacional vai ocorrer durante 20 dias, no período de realização do mundial. Curitiba ainda estuda os detalhes para receber a feira de artesanato proposta pelo MTur.