Mais cinco fazendas foram invadidas por integrantes do MST Movimento dos Sem-Terra, liderada por José Rainha Júnior, na madrugada do último sábado, 16. Com isso, subiu para 21 o número de propriedades rurais ocupadas pelos sem-terra, das quais 16 foram invadidas na madrugada de sexta-feira (15).
José Rainha Júnior informou que a prisão de lideranças do PT no processo do Mensalão causou revolta entre os militantes do movimento. O MST da Base reunirá a militância amanhã, terça-feira, 19, em Araçatuba, para discutir manifestações contra as prisões.
O líder sem-terra voltou à ativa um ano e meio depois de ter saído da prisão. Ele ficou nove meses preso, acusado de envolvimento no desvio de recursos da reforma agrária, o que ele nega.
Quilombolas
O Ministério Público Federal (MPF) vai desencadear nos próximos dias uma ampla operação, em todo o País, destinada a cobrar do governo federal respostas mais rápidas para as demandas das comunidades remanescentes do período da escravidão, os quilombolas.
O foco principal das ações dos procuradores deverá ser a questão da regularização e titulação das terras reivindicadas por essas comunidades no Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
De acordo com as análises do MPF, a lentidão dos processos fundiários na questão quilombola é devida, acima de tudo, à ineficiência daquela autarquia.
Café
Enquanto o Custo Operacional Total do café arábica apresentou aumento de 3% nos oito meses de 2013, os preços pagos aos produtores pela saca acumularam queda de 11,84% no período, prejudicando as margens de lucro do setor.
A perda dos cafeicultores foi consistente. Em janeiro, a saca de 60 quilos do produto foi comercializada, em média, a R$ 317,48. Já em agosto o valor da saca caiu para R$ 279,83, destaca o boletim.
De todas as regiões analisadas, apenas o município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, conseguiu cobrir o custo de produção.
O aumento da oferta mundial de café influenciou o ritmo dos preços da commodity. A produção mundial na safra 2012/2013 atingirá 145,2 milhões de sacas, um crescimento de 9,6% em comparação com a safra anterior.
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.