Autismo e quarentena: confira atividades para fazer em casa durante isolamento social
Atualmente, por conta do coronavírus, a sociedade vive tempos complexos e cautelosos. Diante disso, o isolamento social é a principal forma para prevenir a propagação do vírus. Porém, ele pode trazer consequências maiores na vida das pessoas com o Transtornos do Espectro do Autista (TEA), que atinge mais de 2 milhões de indivíduos no Brasil, sendo uma em cada 88 crianças.
Para os autistas, ter uma rotina facilita sua convivência e seu desenvolvimento com o próximo. O isolamento social, entretanto, pode causar algumas mudanças comportamentais e emocionais, como irritabilidade, inquietação e ansiedade.
“Manter os hábitos nas vidas dessas pessoas é essencial para tentar amenizar a situação. Além disso, existem caminhos que podem auxiliar na convivência, como oferecer objetos estimulantes e de interesse da criança, pois eles ajudam a acalmá-la e a tranquilizá-la”, esclarece a neuropediatra Debora Pezzolato, da Doctoralia
Atividades para autistas durante a quarentena
Confira algumas atividades que a Dra. Debora aponta que são boas opções para fazer com que a criança fique ocupada, além de ser uma maneira alternativa de substituir as terapias durante esse período
- Atividades de cooperação durante a rotina ajudam a criança autista a manter o foco e a ter visibilidade do que fazer durante o dia, facilitando o seu entendimento.
- Brincadeiras que envolvem outras pessoas na casa
- Exercícios físicos
- Tarefas interativas
A médica ressalta que as pessoas autistas não pertencem ao grupo de risco da covid-19, mas mesmo assim, é necessário manter a precaução e seguir as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).