Eleito o Ano Internacional da Conservação dos Solos, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), 2015 terá um calendário intenso de ações alusivas ao solo. No Brasil, o dia 15 de abril marca as comemorações ao Dia Nacional da Conservação do Solo.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, apenas no Brasil existem cerca de 40 milhões de hectares de áreas de pastagem em algum estágio de degradação e com baixa produtividade. No mundo, pelo menos dois hectares de solo são destruídos pelo crescimento urbano, a cada minuto, de acordo com a FAO.
Grãos
O USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgou seu relatório de estimativas para oferta e demanda mundial de grãos. O relatório ainda se refere à safra 2014/15, que está praticamente concluída nos Estados Unidos.
De acordo com o USDA, a soja mantém estoques conforme esperado pelo mercado. Os números vieram dentro do esperado pelo mercado em relação à revisão dos estoques americanos, manutenção do estoque mundial e o aumento da produção na Argentina. O intervalo de variação de preço projetado pelo USDA para temporada 2014/15 é de US$ 9,60 a US$ 10,60/bushel.
Para o milho os estoques finais foram revisados para 188,46 milhões de toneladas, acima do mês anterior e acima das expectativas do mercado que esperava um estoque em torno de 187 milhões de toneladas.
O mercado de milho ainda busca uma direção. No geral, ainda prevalecem movimentos distintos dos preços entre as praças produtoras e de comercialização acompanhadas pelo Cepea.
O avanço da colheita do milho primeira safra no Sul e Sudeste do Brasil tem elevado a oferta do grão no mercado nacional e pressionado os valores em algumas praças. Por outro lado, a retração de parte dos vendedores, que prefere negociar a soja, continua sustentando as cotações em outras regiões.