Bancários de Curitiba e Região Metropolitana participam, nesta quinta-feira (04), de uma mobilização nacional contra o projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização dos empregados em empresas privadas e órgãos públicos.
Durante o período da manhã, deve ser realizada uma passeata pelas ruas centrais da capital. Os participantes devem passar por diversas agências bancárias, realizando um trabalho de conscientização junto a funcionários e clientes.
O projeto de Lei está em pauta na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. “A terceirização reduz os direitos dos trabalhadores e resulta na precarização do trabalho”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Otávio Dias. “No setor financeiro, onde já existe muita rotatividade de trabalhadores, ela exclui postos de trabalho e é uma ameaça à realização de concursos públicos em instituições como banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Só serve para reduzir os custos dos empresários”.
Segundo Otávio, o número de postos de trabalho nos bancos têm caído consideravelmente nos últimos anos. “Na década de noventa, o Brasil tinha um milhão de bancários. Hoje, são 460 mil”. No Paraná, são 26 mil trabalhadores.