Bebê engasga com leite e é salvo por chamada de telefone de bombeiro
Um recém-nascido engasgou durante a amamentação, na noite de domingo (9). Os pais, moradores de Londrina, receberam a ajuda de um bombeiro, por telefone, e por um homem que passava no local.
Quem atendeu o chamada foi o soldado socorrista Gustavo Cardoso, do Corpo de Bombeiros. Os pais saíram de casa para tentar ir ao encontro do quartel. No caminho, pararam na avenida Winston Churchill e pediram ajuda. Um homem, que ainda não foi identificado, iniciou o socorro. Ele recebeu as informações do soldado e conseguiu fazer com que o bebê recuperasse o ar.
A criança de 23 dias de vida foi salva e encaminhada ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) para continuar o atendimento. O Samu chegou ao local para concluir os procedimentos. O bebê é o primeiro filho do casal.
Ocorrências de engasgamento são comuns e podem ser resolvidas com noções de primeiros socorros. A orientação da Saúde é colocar a criança de bruços nos braços do responsável, inclinar a cabeça dela para baixo e bater de leve nas costas com a palma da mão. A intenção é causar tosse e desobstrução das vias aéreas. Deve-se tomar cuidado com a força aplicada. Peça ajuda médica nos telefones 193 ou 192.