Bebê engasga com leite e é salvo por chamada de telefone de bombeiro

por Bruna Melo
com informações de Rodrigo Marques, da RIC Record TV Londrina
Publicado em 10 maio 2021, às 12h20. Atualizado às 12h41.

Um recém-nascido engasgou durante a amamentação, na noite de domingo (9). Os pais, moradores de Londrina, receberam a ajuda de um bombeiro, por telefone, e por um homem que passava no local.

Quem atendeu o chamada foi o soldado socorrista Gustavo Cardoso, do Corpo de Bombeiros. Os pais saíram de casa para tentar ir ao encontro do quartel. No caminho, pararam na avenida Winston Churchill e pediram ajuda. Um homem, que ainda não foi identificado, iniciou o socorro. Ele recebeu as informações do soldado e conseguiu fazer com que o bebê recuperasse o ar.

A criança de 23 dias de vida foi salva e encaminhada ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) para continuar o atendimento. O Samu chegou ao local para concluir os procedimentos. O bebê é o primeiro filho do casal.

Ocorrências de engasgamento são comuns e podem ser resolvidas com noções de primeiros socorros. A orientação da Saúde é colocar a criança de bruços nos braços do responsável, inclinar a cabeça dela para baixo e bater de leve nas costas com a palma da mão. A intenção é causar tosse e desobstrução das vias aéreas. Deve-se tomar cuidado com a força aplicada. Peça ajuda médica nos telefones 193 ou 192