Beto Richa dá início a demolição do Cadeião de Cascavel

Foto: Arnaldo Alves / ANPr

O governador Beto Richa deu a “marretada simbólica” para iniciar a destruição. Os 500 presos que estavam no local já foram transferidos

O governador Beto Richa (PSDB) participou nesta sexta-feira (23) do início da demolição da carceragem da delegacia de Cascavel. Com uma retroescavadeira, o governador deu início simbólico à operação, começando pela derrubada do muro. “É uma grande notícia para a cidade de Cascavel, uma ação que atende a uma forte demanda, talvez a maior demanda neste momento”, disse Richa.

Os 500 presos que estavam no local já foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). “Essa marretada significa o fim da carceragem da delegacia. De agora em diante não teremos mais o abrigo de detentos nestas instalações”, disse Richa.

A Penitenciária Estadual de Piraquara teve 80% de suas instalações destruídas em uma rebelião de presos em 2014. Nesta semana está sendo finalizada a obra de reforma. Com a conclusão, a PEC volta a atuar com 100% da sua capacidade, abrigando 1.108 detentos. O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) está fazendo remanejamento de pessoal para atender a penitenciária.

“A delegacia era um verdadeiro barril de pólvora”, afirmou o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno. Ela não oferecia tanta segurança, porque era uma obra antiga e corríamos sempre o risco de rebeliões, fugas. Ao lado da delegacia tem o Colégio Estadual Wilson Jofre. Por todos os lados está cercada por comércio, prédios, residências. Ela estava em um local inadequado”, disse ele.

O plano agora, segundo prefeito, é avaliar o terreno e discutir se é possível implantar um novo projeto que valorize região, como uma praça, por exemplo. 

Primeiro Passo: O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, explicou que existe um programa de investimento de R$ 140 milhões, para 14 unidades prisionais e abertura de sete mil vagas no sistema. “Esse é o primeiro passo de vários. Vamos repetir este ato em todas as unidades da Polícia Civil que têm presos”, disse o secretário.

O diretor-geral do Depen, delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura, lembrou que a reivindicação de Cascavel pela remoção do cadeião é de mais de 30 anos.

A Penitenciária Estadual de Cascavel, segundo ele, foi integralmente recuperada, com um investimento de quase R$ 2 milhões. “Hoje está preparada para receber os presos que lá já estão e ainda temos folga de capacidade que poderá, em breve, atender algumas delegacias da região”, explicou. 

23 dez 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando