Beto Richa irá concorrer a uma cadeira no Senado Federal (Foto: Guilherme Rivaroli/ RICTV)

A expectativa é que a vice-governadora Cida Borghetti (PP) assuma o governo no dia 7 de abril

O governador Beto Richa renunciou ao cargo nesta segunda-feira (26) para concorrer a uma cadeira no Senado Federal. A vice-governadora Cida Borghetti (PP) irá assumir o governo, provavelmente, no dia 7 de abril.

De acordo com a lei eleitoral, Richa precisa se desimcompatibilizar do cargo de chefe do poder executivo antes dos seis meses para a eleição. O anúncio oficial foi feito por volta das 11h depois de uma reunião com o secretariado.

O deputado estadual Ratinho Junior (PSD) e a vice-governadora já anunciaram a pré candidatura ao governo do Paraná, e Richa espera manter o grupo unido, não só para ganhar as eleições, mas também pela governabilidade.

Ricardo Barros, ministro da Saúde e marido de Cida, também irá renunciar ao cargo para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. A expectativa é que o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, assuma o seu lugar.

No discurso, Richa lembrou das medidas de austeridade que tomou para ajustes fiscais e que podem ser percebidas hoje com a “melhor situação fiscal e melhor situação financeira do Brasil”. 

Vagas

Nas eleições de 2018, duas das três vagas ocupadas pelo Paraná no Senado terão novos ocupantes. Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) completam o ciclo de oito anos no cargo. Já Álvaro Dias (Podemos) permanece por mais uma legislatura como senador.

Além de Richa, são pré-candidatos ao Senado: Alexandre Kireff, Christiane Yared, Deltan Dallagnol, Gleisi Hoffmann, Gustavo Fruet, Ney Leprevost e Rubens Bueno.

Leia também: