Brasil investiga chegada do vírus misterioso da China

por Gabriel Azevedo
com informações de agências
Publicado em 22 jan 2020, às 00h00.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) investiga o possível primeiro caso de coronavírus no Brasil. A paciente, com suspeita da doença, está internada no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

O caso está sendo acompanhando e investigado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), e tratado como 2019-nCoV. Conforme nota divulgada pela pasta nesta quarta-feira (22), a paciente, de 35 anos, é brasileira, mas voltou de Xangai para Belo Horizonte no último dia 18 de janeiro com sintomas respiratórios “compatíveis com doença respiratória viral aguda”.

Os exames capazes de confirmar ou descartar a hipótese diagnóstica estão em andamento em laboratórios de referência, de acordo com a SES.

Os primeiros casos de coronavírus foram reportados em dezembro em Wuhah, região da China central. Os sintomas da nova infecção são febre e fadiga, acompanhados de tosse seca e, em muitos casos, de dispneia (dificuldade de respirar). Até o momento, 444 casos foram confirmados e 17 chineses morreram vítimas da doença. O primeiro caso nos Estados Unidos foi anunciado em 21 de janeiro de 2020.

Também já foram identificados casos em outros países (Japão, Tailândia, Coreia do Sul), todos os casos identificados foram de pessoas que estiveram na região de transmissão.

Ministério nega

O Ministério da Saúde informa que, até o momento, não há detecção de nenhum caso suspeito, no Brasil, de Pneumonia Indeterminada relacionado ao evento na China.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que “o caso noticiado pela SES/MG não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

O governo federal já notificou a área de portos, aeroportos e fronteiras da Agência Nacional de Vigilâncias Sanitária (Anvisa) para as medidas de prevenção à entrada do coronavírus no País. A doença já causou mortes na China e foi confirmado o primeiro caso nos Estados Unidos, em um viajante vindo do país asiático.

A área de Vigilância Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde também foram notificadas para seguir as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

CoV

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Segundo informações divulgadas pelo Centro de Controle de Doenças Americado – CDC e Organização Mundial da Saúde – WHO, as autoridades chinesas relataram que um novo coronavírus (nCoV) foi identificado no país.