Quase a metade, 48%, da expansão da economia deste ano virá do agronegócio, que tem como carro-chefe a soja. Com recordes seguidos de produção, o grão deve levar o País a uma posição inédita. Na safra 2014, que começa a ser plantada neste mês, o Brasil poderá ser o maior produtor e exportador mundial de soja, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. (Estadão)

A produção da brasileira esperada de 88 milhões de toneladas deve superar a safra dos Estados Unido, de 85,7 milhões de toneladas, que está em fase final e foi afetada pela seca. Os preços da soja recuam em Chicago com início da colheita americana. Porém, o mercado deve retomar avanço a partir da segunda quinzena de outubro, mas com atenção à evolução do plantio na América do Sul.

Nesse momento, produtor brasileiro deve ficar mais calmo e aguardar por melhores momentos para vender seu produto. (Notícias Agrícolas)

Ocepar

O Sistema Ocepar começou o curso de formação de classificadores de soja, milho e trigo, com  30 profissionais de 11 cooperativas do Paraná, na sede da Cotriguaçu, em Cascavel. O curso é homologado pelo Ministério da Agricultura.

Os alunos que forem aprovados nas avaliações receberão a carteira de classificador oficial do Mapa. Todos os participantes  tem formação de  técnico agrícola, engenheiro agrícola, de alimentos ou engenheiro agrônomo.

Ventania 

O final de semana na região de dois vizinhos e Guarapuava foi com fortes ventanias, chuvas e granizos na maioria dos municípios. A cultura do trigo foi mais uma vez atingida. As lavouras de aveia foram acamadas pelas ventanias. Há de se considerar também que, a intensificação destas precipitações contribuem para causar estragos nos estradas rural.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.