A produção de milho nos Campos Gerais deve corresponder a 20% do total produzido no Paraná. O plantio da primeira safra 2013/2014 foi concluído nesta semana na região.
A projeção é do Departamento de Economia Rural (Deral) e é referente aos 18 municípios do núcleo regional da Secretaria de Estado de Agricultura.
Apesar da redução de 14% da área plantada, a previsão é de produtividade recorde por hectare, 5,7% superior à da safra passada. A colheita deve totalizar 1,139 milhão de toneladas ao final do ciclo.
Frutas
Os agricultores do Paraná devem ter bons rendimentos com as frutas natalinas. A maior produção no Estado destes alimentos é de uva, com quase 105 mil toneladas por ano.
Logo após vem o pêssego, com 17,8 mil toneladas. Segundo técnicos da Seab, em outubro de 2012 o produtor recebia R$ 2,74 pelo quilo do pêssego e, em outubro deste ano, o valor já estava em R$ 3,93. Isso representa um aumento de 43%.
Ponta Grossa
Ponta Grossa exportou mais de 2,2 bilhões de reais entre os meses de janeiro e setembro deste ano. As importações tiveram um crescimento de 82,82% e exportações em alta de 13,98% em relação a 2012.
O saldo está com superávit de 649,2 milhões de dólares segundo a Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento. O produto mais exportado continua sendo a soja, especialmente para a China.
Pasto
Agricultores do Noroeste do Paraná apostam na braquiária para melhorar a qualidade do pasto na região. A Embrapa está investindo em pesquisas e na implantação do capim na lavoura, pois ela beneficia o solo e garante mais rendimentos.
Com a saída do rebanho, o pasto é novamente dessecado e começa o plantio da soja em muito locais. A braquiária contribui para manter o solo fresco e úmido por mais tempo, mesmo sem chuva.
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.