São Paulo, 02 – As exportações totais (in natura e processados) de carne bovina do Brasil em setembro deste ano caíram 18,6% ante igual mês de 2018, para 145 mil toneladas. O faturamento no mês foi de US$ 609,4 milhões, 12,8% a menos do que um ano antes. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) com base em informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.
O presidente da entidade, Antônio Jorge Camardelli, afirmou que os resultados já eram esperados. “Acreditamos que o ritmo das exportações está compatível com as expectativas do mercado”, disse ele, em comunicado.
No acumulado do ano de 2019, o volume total de carne bovina (in natura e processada) embarcado chegou a 1,227 milhão de toneladas, alta de 9,2% em relação aos nove primeiros meses de 2018. Já o faturamento cresceu 4,6% na mesma comparação, para US$ 4,9 bilhões.
O principal destino do produto brasileiro no acumulado do ano é a China, que adquiriu 253 mil toneladas, avanço de 11,2% em relação ao mesmo período de 2018. O gigante asiático sofre com surtos de peste suína africana, que assola plantéis locais de suínos e aumentam a demanda do país por proteína animal do exterior.