Exportação
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, as exportações do agronegócio brasileiro aos países árabes somaram mais de US$ 900 milhões em julho, um aumento de 2,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Foram embarcadas 1,8 milhão de toneladas, um crescimento de 34% na mesma comparação. O Egito foi o principal destaque. De acordo com o Mapa, o país ficou na quinta posição entre os maiores mercados do agronegócio brasileiro em julho.
Grãos
A escala de navios previstos para carregar grãos nos portos brasileiros nas próximas semanas está mais de 70% superior à da mesma época do ano passado, indicando uma forte demanda pelos produtos brasileiros, que ganharam competitividade com a desvalorização do real.
Devido à forte depreciação do real, o preço da soja brasileira se torna atrativo para importadores. Os preços da soja no porto de Paranaguá, por exemplo, estão no maior valor nominal em cerca de três anos, a 79,53 reais por saca, segundo o indicador Esalq/BM&FBovespa, que afere os negócios realizados nos armazéns e no corredor de exportação.
De janeiro a julho deste ano, o Brasil exportou 40,7 milhões de toneladas de soja, alta de 7,5 por cento ante o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Agricultura. No mesmo período, as exportações de milho somaram 6,6 milhões de toneladas, aumento de 11 por cento na mesma comparação.
ITR
A Receita Federal do Brasil publicou a Instrução Normativa que regulamenta a apresentação da declaração do ITR, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2015. Deverá entregar o ITR o proprietário de imóvel rural, o titular de seu domínio útil ou seu possuidor a qualquer título.
O ITR é uma manifestação autodeclaratória, embora passível de comprovação. Dessa forma, os dados declarados referentes à exploração, seja ela agrícola, pecuária ou florestal, têm sido os principais elementos causadores de processos de fiscalização por parte das prefeituras municipais e da Receita Federal Brasileira.