Carteira de Trabalho pode ser feita perto de casa em Curitiba

Em Curitiba, quem precisa fazer Carteira de Trabalho não tem que obrigatoriamente se dirigir à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (rua José Loureiro, 574), na região central. É possível solicitar a confecção do documento em qualquer Rua da Cidadania, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Nos locais, o público é atendido por ordem de chegada. A mais movimentada costuma ser a Rua da Cidadania da praça Rui Barbosa, onde normalmente são solicitadas entre 50 e 60 carteiras por dia.

Alguns sindicatos também mantêm convênio com a Superintendência e oferecem o serviço – como Sindicato das Indústrias de Bebidas (Sindibebidas) e da Indústria de Papel e Papelão. Nas entidades, a solicitação é limitada e o horário de atendimento variável.
Para dar entrada na Carteira, é necessário apresentar documento de identificação, CPF, comprovante de endereço e extrato do PIS (retirado em agência da Caixa Econômica Federal). Pessoas casadas ou divorciadas também devem apresentar certidão de casamento.

Para segunda via, além dos mesmos documentos, é exigida apresentação da primeira via da carteira (quando esta já está sem espaço para novos registros) ou boletim de ocorrência (quando a primeira via foi extraviada ou roubada). Em caso de apresentação de BO, também é preciso apresentar algum documento que comprove o número do PIS – como extrato de FGTS, guias de seguro-desemprego e termo de rescisão de trabalho homologado.

O prazo legal para que a Carteira fique pronta varia de 2 a 15 dias corridos. Mais informações podem ser obtidas no site www.mte.gov.br.