Um casal foi preso em Faxinal, no norte do Paraná, no domingo (19), por suspeita de abusar sexualmente de pelo menos 28 adolescentes com idades de 12 a 17 anos. Gerson Galha Kobayashi, de 49 anos, e Elizângela Aparecida dos Santos, de 34 anos, permanecem detidos da Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Investigações

Segundo o delegado Ricardo Mendes, o casal – que é proprietário de um hotel em Faxinal – costumava contratar as adolescentes para trabalhar e, posteriormente, assediavam as vítimas com promessas de viagens, dinheiro e presentes em troca de sexo. “O modus operandi deles era sempre o mesmo: ofereciam viagens, ofereciam passeios, celulares, dinheiro, roupas para que essas adolescentes participassem das relações sexuais com o casal, mais com Gerson”, explicou.

O casal está preso na delegacia de Faxinal.

O casal está preso na delegacia de Faxinal. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O caso veio à tona na sexta-feira (17), quando uma adolescente foi até o Conselho Tutelar para denunciar que havia sido assediada sexualmente no trabalho. Conforme a jovem, que era camareira no hotel, ela foi chamada até o quarto do casal e, quando entrou no local, a mulher tentou convencê-la a ter uma relação sexual com os dois. 

Depois que o caso foi encaminhado à Polícia Civil, outras vítimas começaram a aparecer. Mendes acredita que o número irá aumentar conforme as adolescentes tenham coragem de fazer a denúncia e também porque o casal estava em Faxinal há quatro anos. “Na medida em que o caso vai ganhando uma proporção, uma exposição na mídia, as adolescentes vão tomando coragem, tendo ciência de que o casal está preso, e aí, vão trazendo essas denúncias para que a gente possa apurar”, disse. Ainda segundo o delegado, as jovens irão passar por exames que deverão comprovar as relações sexuais.

Assista à entrevista completa com o delegado:

A RICTV Londrina | Record PR está acompanhando o caso do casal preso em Faxinal.

Vítima de 12 anos

Um dos casos confirmados chamou atenção pela idade da vítima. Uma adolescente de 12 anos teve a primeira relação sexual com o casal. De acordo com Mendes, os dois convidaram a jovem para fazer uma viagem, cometeram o abuso e a ameaçaram para que não contasse nada a ninguém.“Foi um depoimento comovente, a adolescente começou a chorar na presença da tia dela. De fato, ela acabou perdendo a virgindade com o indivíduo, teve várias relações com ele, segundo ela, aproximadamente cinco ou seis. O casal levou ela para passear na praia, coisa que ele nunca havia feito, né. E tendo em vista que ela sofreu muito por essa violência, ela acabou sendo constrangida pelo casal, através de ameaças, tanto da Elizângela quanto do Gerson para que ela não revelasse”, revelou.

LEIA TAMBÉM: Campanha contra trabalho infantil começa nesta quarta-feira (22)
Ônibus atola a caminho da escola e crianças descem para empurrar veículo, em Doutor Ulysses

Crimes

Ainda não possível saber por quais crimes o casal deverá responder, já que as condutas criminais estão em fase de apuração. No entanto, já foram confirmados o estupro de vulnerável, o crime de submeter ou induzir a prostituição e o crime de ameaça. Além disso, a polícia também investiga a possibilidade da existência de uma rede de pedofilia, se Gerson e Elizângela gravaram vídeos das relações sexuais com as menores de idade e repassavam para outros países.

Mães investigadas

As mães de algumas adolescentes também são investigadas por conivência. Inclusive, uma delas já confessou que sabia que a filha havia sido violentada e aproveitou para extorquir dinheiro do casal.

Veja o vídeo:

O repórter Sérgio Ribeiro, da RICTV Londrina, esteve no local.

21 maio 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando