Produção foi retirada em apenas 1% das áreas cultivadas até agora, contra 4% neste mesmo período em 2014
Seguro agrícola
A redução nos recursos do governo federal para o seguro agrícola na safra 2015/2016 deixou o setor agropecuário brasileiro em alerta. O valor anunciado ficou em R$ 668 milhões contra os R$ 700 milhões do período anterior.
A demanda no país por seguro agrícola chega a 40%, mas a estimativa é que o crescimento real será muito pequeno na safra 2015/2016. Analistas estimam que podem faltar recursos para atender aos produtores que devem agilizar contratação de seguro para garantir subvenção.
Insumos
Continua a crescer o nível de dependência do Brasil com relação à importação de insumos agrícolas, inclusive de fertilizantes. Dados recentes de agências de mercado apontam que o aumento do consumo de fertilizantes está relacionado, em primeira instância, às importações. Já a produção doméstica apresenta fraco crescimento.
De acordo com consultorias, os produtores brasileiros aumentaram em 13,7% o consumo de fertilizantes nos últimos quatro anos, passando de 28.326 milhões de toneladas em 2011 para 32.209 milhões de toneladas em 2014.
Clima
Os canais de acesso ao Porto de Paranaguá podem estar afetados por fenômenos climáticos globais como o El Niño e o La Niña. El Nino é o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Tropical, enquanto o La Niña é o esfriamento anormal das mesmas águas.
O processo de assoreamento ou transporte de sedimentos nos canais de acesso ao Porto é um fenômeno natural, mas existe a possibilidade de estar mais intenso com as mudanças climáticas que afetaram o Paraná nas últimas semanas, segundo especialistas.
Milho
Por conta das constantes chuvas, a colheita do milho está atrasada na região da Cocamar, que compreende parte do noroeste e norte do Estado, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste paulista. De acordo com informações da cooperativa, a produção foi retirada em apenas 1% das áreas cultivadas até agora, contra 4% neste mesmo período em 2014.
Nas primeiras colheitas, a produtividade ficou acima de 6.500 quilos por hectare, porém a média estimada pela Cocamar é de 5.500 quilos, praticamente a mesma do ano anterior.